domingo, 2 de setembro de 2012

O MEU Cangaço

Bem, como eu havia escrito na postagem anterior, comprei um livro sobre um tema que muito estimo e amo. O livro se chama Iconografia do Cangaço e fala logicamente, sobre o Cangaço. Nele não há muito conteúdo escrito, mas a grande atração do livro são as lindas fotografias dos cangaceiros, feitas por Benjamim Abrahão.


Eu (como a maior parte de minhas paixões) me apaixonei pela imagem do homem cangaceiro na minha infância. Eu não sabia do que se tratava ao certo, mas assim mesmo gostei de paquerar esta imagem acima, entre outras do Lampião sozinho também. Apesar de eu estar ciente de que o principal cangaceiro era Lampião, gostei mais foi do cangaceiro Juriti (o cangaceiro do lado direito na foto acima). Posso afirmar com todas a certeza e sinceridade do mundo que ele foi durante minutos de observação da fotografia, uma espécie de “príncipe encantado”, e eu não o esqueci. Infelizmente fiquei bastante tempo distante destas imagens, mas de vez em quando apareciam em algum lugar e eu me recordava.

Minhas recordações sempre temperavam minha curiosidade e minha vontade de saber mais. Precisei esperar, mas aos poucos fui colhendo informações. Ainda não estou satisfeita, quero conhecer mais, mas sei que um dia chegarei onde devo chegar.

Com o decorrer do tempo, esta imagem de “conto de fadas” que eu sustentava em meu imaginário infantil foi caindo por terra em algumas áreas. Eu conheci o terror provocado por cangaceiros, conheci o derramamento de sangue provocado tanto por cangaceiros como pelas volantes e autoridades daquela época e daquela região. Abusos de poder, violências mil, muitas ciosas horríveis. Portanto, quero que saibam que não vivo de ilusões, não estou iludida quando digo que amo o MEU Cangaço. Eu conheço a verdade, também conheço as outras verdades, não defendo os cangaceiros, não acho que Lampião era um herói. Há verdades e verdades e aqui nesta postagem eu pretendo apenas descrever o lado em que o Cangaço me seduziu.

Depois de ficar apaixonada pelo cangaceiro Juriti e me perder nesta história toda, eu conheci o cangaceiro Corisco (na foto acima). Quando eu olho para ele, eu vejo a beleza do homem nordestino, essa atmosfera rústica e ocre me seduz, esses traços, tudo, tudo mesmo, me encantou. Não é a toa que acabei descobrindo que ele era o galã do cangaço, Corisco e Juriti eram os cangaceiros mais belos do cangaço e eu consegui captar isto só de ver as imagens, depois confirmei nos escritos.

Bem, na minha opinião, a beleza do cangaço não fica só na aparência destes nordestinos bem afeiçoados. Ela está incorporada também na estética criada pelos cangaceiros. Lampião era um homem de muitas habilidades, além de escrever e falar bem (o vocabulário dele era bastante rico, percebi isto nas entrevistas que li), foi ele quem estilizou as vestimentas dos cangaceiros da geração dele. Antes dele, os cangaceiros andavam vestidos basicamente com os trajes mais típicos dos vaqueiros do nordeste, nada de especial.

Lampião fez modificações no típico chapéu de vaqueiro inspiradas no chapéu francês utilizado por Napoleão Bonaparte e suas tropas, ainda acrescentou moedinhas de ouro. Daí, o resultado é o que podemos ver nas fotos dos cangaceiros. Na minha opinião, ficou até melhor! Sou louca por couro e adorei literalmente o resultado, ficou muito original! Lampião era um homem de estilo, e sabia costurar e trabalhar o couro, ele mesmo criava suas roupas, todas inspiradas no estilo francês. Ele usava calças com culotes e cintura bem alta, lenços de tafetá francês ou seda pura inglesa no pescoço preso com anéis de ouro, nas mãos usava vários anéis em todos os dedos, uma porção de colares de ouro, usava brincos (e olha que na época isso não era comum) entre outros detalhes criativos. A estética do cangaço é rica em detalhes, são muitas influências, e especialistas dizem que houve inspirações árabe e medieval também. Lampião adorava costurar.

Os cangaceiros usavam abusivamente perfumes franceses. O predileto de Lampião era o Fleur d'Amour. Dizem que na verdade eles fediam mesmo, pois banho era escasso, e mais o perfume, não resultava em coisa tão agradável...

A minha avó ficou horrorizada com a extravagância do visual do cangaceiro! Eram muito exagerados! mas muito belos (eu acho!)! Já viram a quantidade de coisas penduradas no corpo? Meu pai até disse: “Nossa! Como eles não tinham problemas de coluna?!”. Como não amar? Como não amar??? (risos). Este visual extravagante mexia comigo na infância, para mim isso eram trajes de príncipe (ainda acho, viu?). É por isso que eu amo o meu Brasil. Eu paquero a Europa, mas me sinto oficialmente “casada” com este Brasil, especialmente com o Norte, Nordeste e Pantanal.

Eu vou parar por aqui, pois acreditem, sou APAIXONADA por isso, e esse assunto para mim rende mais postagens. Se vocês gostarem, em uma outra postagem eu posso escrever sobre alguns dos meus cangaceiros prediletos, sobre as cangaceiras, entre outras coisas. Só não quero tocar nos assuntos políticos e sangrentos, pelo menos, não por aqui...

Bem, agora quero agradecer a todos que me deixaram comentários na postagem anterior. Me desculpem pela demora, muito em breve estarei visitando a todos e retribuindo o carinho. Eu nunca, nunca mesmo, deixo de fazer isso. Demoro, mas sempre volto.

Obrigada a todos que estão seguindo meu blog. Logo seguirei a todos também, com o maior prazer. Ah! Em breve irei atualizar minha lista de “Blogs Legais”, ali na lateral. Tem muitos blogs novos para adicionar.

Outra coisa. Decidi que vou reativar os comentários do blogspot. Pois é, decidi porque acho mais fácil, mas não vou retirar a caixa de comentário lá de baixo, vai continuar lá e aí ficará a sua escolha comentar onde desejar. Fiz umas mudanças no layout (de novo!), não reparem a baguncinha e os espaços vazios. Estou tentando deixar tudo mais fácil, para mim e para meus visitantes, falta pouquinho para tudo ficar totalmente ao meu gosto.

Grande beijo a todos e fiquem com Deus.

Ingrid Naftalina

51 comentários:

  1. Testandoooo...

    Bem queridos amigos leitores, estou reativando este sistema de comentários do blgger. Me rendi a ele mesmo. Acho que ele tem mais espaço para caracteres do que outros que consegui esperimentar e até que é organizado...

    Em breve estarei visitando todos que me visitaram no mês passado. Ok? Adoro fazer isso e farei com muito prazer.

    Me aguarde!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ingrid, compartilho esta paixão com você, meu avô fez o levantamento cadavérico do Cabo Militão, por ocasião da chacina de Brejão da Caatinga (Brejão de Dentro).
      Bjs.

      Excluir
    2. Olá trespancadas!

      É um prazer receber um admirador do Cangaço aqui no meu humilde bloguinho!

      Primeiramente eu gostaria de dizer que eu não consegui acessar uma página sua, o seu link só me deu acesso ao seu Myspace. E eu não pude enviar um comentário diretamente a você.

      Bem, mas então eu deixo a resposta para você aqui mesmo. :)

      Muito interessante o feito do seu avô! Nossa, queria eu poder ter um acesso mais direto a essas coisas!

      Um dia eu chego aí no nosso Nordeste pois eu preciso ver e sentir os ares de uma Caatinga. É um desejo da minha alma.

      Fique na Paz.

      Beijos.

      Excluir
  2. Oi querida Ingrid, caramba menina que texto lindo e interessante parabens, seu fascinio pelo tema encanta, e vc sabe como por isso pra fora de maneira simples, mas bem explicada, estou admirado e fascinado mais uma vez parabens menina, continue, gostaria de ver mais textos como este, bjs no coração e afagos na alma.
    vanderlei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanderlei!
      Muito obrigada pelo elogio ao meu texto! Fico muito contente por saber que consegui transmitir meu sentimento de fascínio pelo tema. Ás vezes fico em dúvida se estou sendo clara e tal, mas seu comentário me tirou esta dúvida cruel graças a Deus! Espero que todos sintam o mesmo clima que você sentiu.

      Pode deixar que se depender de mim sempre terá mais textos assim, pois falar dos meus gostos é um prazer imenso.

      Beijos e fique com Deus.

      Excluir
  3. Oie lindinha..ando sumidinha...mas vim marcar presença nesse seu lindo espaço..eta postagem novissima..blogger tb é cultura kkkk linda postagem ..cangaceiros ......queridinha no cantinho do meu ursinho pooh tá em festa ...eu e Edu estamos comemorando nossos 36 aninhos de casados ,,,,aparece para brindarmos !!!Beijokinhas feliz semaninha !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Nadjinha!

      Fiquei feliz por você ter gostado da minha postagem! Obrigada pelo doce comentário.

      Festa?! Ui, que bom! estarei indo lá nos seus blogs ver as novidades e retribuir o carinho.

      Meus parabéns pelos 36 anos de casados! felicidades multiplicadas a você e ao Edu! Que Deus abençõe sempre esta união.

      Fico feliz também por sua filhota! Tenho certeza que a estadia dela em Buenos Aires será um lindo progresso na vida dela!

      Um forte abraço da amiga Naftalina.

      Excluir
  4. O simples senso da vida é a alegria de viver. Emily Dickinson (1830 - 1886)

    ResponderExcluir
  5. Olá Ingrid! Feliz com sua visita em minha página venho aqui para demonstrar isso. Impressionado aqui com a fluência do seu texto, com o seu conhecimento e a analise em detalhes de vestimentas e costumes dos homens do cangaço.Nunca me detive sobre este aspecto, quando ouço falar do cangaço logo me vem a idéia sangrentas batalhas com as volantes, e a famigerada justiça pelas próprias mãos supostamente praticada por Lampião que lhe deu fama de herói.Conheço o cangaço superficialmente, mas lendo seu artigo me vejo tentado a saber mais deste fenômeno ocorrido no nordeste brasileiro. Você diz que tem assunto para mais postagens sobre o tema e se for como esta acredito que vou acabar amando saber mais sobre o cangaço. Fiquei aguçado, curioso. Você como mulher falou da vaidade dos homens, que mesmo vivendo uma vida nômade gostavam de se apresentar bem, com seus perfumes, seus anéis, balangandãs, até mesmoque Lampião era um estilista criando suas indumentárias. chapéus e acessórios com inspirações francesas. E as mulheres que sempre são mais vaidosas, como eram elas? Espero pelos próximos capítulos "De o Meu Cangaço". Amiga gostei de encontrar aqui uma caixa de comentários mais ampla, as vezes nossa idéia não é tão clara e precisamos de mais espaço para expo-las. Pena que a minha não seja assim. Pior ainda que por ai comentando encontramos algumas com 180 caracteres onde a gente só pode deixar um recadinho. Ingrid eu vim aqui e agora vou, mas prometo voltar sempre. Saudações Poéticas- Mario Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por elogiar minha forma de escrever! Eu tento ficar o mais próxima possível do leitor, eu tento escrever como eu falo. Mas eu também reconheço que preciso melhorar muito em muitas coisas. Eu estou de férias, mas nestas férias também tenho que estudar e gramática e redação estão entre as matérias que separei para estudar. Um dia eu chego lá!

      Com toda certeza irei escrever mais alguns textos sobre o Cangaço (as partes boas). E graças a sua sugestão falarei também sobre as cangaceiras, o estilo delas e comportamento. Confesso que o estilo dos homens cangaceiros me chama mais a atenção do que o das cangaceiras, pois elas usavam uma mistura visual de roupas da moda da época, mais adaptações para sobrevuver na caatinga e o mesmo exagero de anéis e jóias que os homens, ou seja, o estilo delas era influencioado por eles, assim acho mais original o estilo dos homens. Eu vou falar melhor sobre isso na postagem que criarei. Quero falar sobre a vida particular de alguns cangaceiros também, e o porquê de cada um desses ter escolhido essa vida. Obrigada pelo apoio amigo! Pessoas como você deixa qualquer escrito amador como eu com mais vontade de escrever!

      Beijos e muitíssimo obrigada por essas lindas palavras!

      Excluir
  6. Oi amiga, até que enfim vc foi me visitar. Saudades!Pensei que tinha parado de blogar!Quanto ao cangaço é uma parte da história do Brasil que me rende muitas perguntas. Gostaria de saber a origem do cangaço: Eles eram rebeldes? Bandidos? Justiceiros? Qual a verdade? Como começou? E por quÊ? E o amor de Lampião por Maria Bonita? Fale um pouco sobre isso,tá? Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Uma das grandes bênções da vida
    é a experiência que os anos vividos nos concebem.
    Aniversariar é uma amostra das oportunidades que temos de aprender a contar os nossos dias.
    mais uma janela e abre diante dos meus olhos,
    mais um espinho foi retirado da flor,
    restando somente a beleza de tão bela data.
    Com fé, na esperança e no empenho por ser melhor a cada dia.
    Seguindo pelos caminhos da verdade e do amor.
    Um dia encontrarei o mais belo jardim, o jardim que representará a realização
    dos meus maiores sonhos.
    Com saudades .
    desejo um feliz Domingo
    venha curtir meu aniversário.
    Beijos na sua Alma,Evanir.

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite Ingrid Querida!

    Como você está amiga? Espero que na mais santa paz ^^
    Comigo tudo ótimo! Tive vários comentários sobre o post e isso fez eu ver como estava sendo egoísta em pensar nos meus problemas.
    Foram citados situações bem piores que a minha. Familiares morando em outro país e tendo a chance de se ver somente 1 vez por ano.
    Eu gosto de desabafar no blog. Me faz bem e consigo várias opiniões sobre o assunto.
    Minha vida não é muito diferente da sua amiga. Acaba virando uma rotina, né?
    Oh amada! Fico imensamente feliz que a Casinha esteja te ajudando. É sinal que estou atingindo o meu objetivo =D
    A um tempinho atrás teve uma novela das 18:00hs que era sobre cangaceiros.
    Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco seus costumes e tradições =D
    Acho que seria divertido passar uns dias no cangaço! Agora, morar... Acho que não conseguiria, rsrs...

    Obrigada pelo imenso carinho e tenha uma excelente semana!
    Beijinhos no coração... TATIANA BERTOLIN

    casinhadasgifs.zip.net

    ResponderExcluir
  9. Bom dia minha linda menina!!!!Vc,soube se expressar muito bem em seu texto.Mostrou que mesmo no cangaço,havia vaidades destes homens.Claro eram bonitos e sedutores em sua epoca do cangaço.Deveriam fazer corações palpitarem.Não esqueceu que foram crueis e tiverem um fim cruel também.Continue, minha linda menina e mostre que além do cangaço,tem histórias maravilhosas e que encantam a todos.Nordeste sempre irá encantar a todos.
    Beijos com carinho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valquiria minha querida amiga!!! Bom dia! Fico feliz que tenha gostado do meu texto sobre o Cangaço! O Cangaço me fascina muito! Obrigada pelo gentil comentário!

      Beijos.

      Excluir
  10. Olá amiguinha kiida !!!
    Querida postei no meu dicas de beleza ..uns sapatinhos lindos da coleção nova da Moleca aparece ...beijus boa noite!!!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite minha querida, como está? Que bom que voltou ao meu cantinho. Fiquei muito feliz pois gosto muito de suas carinhosas visitinhas.Ingrid, realmente há 6 anos o mundo blogueiro era bem mais intenso, kkk bem mais animado mas acho que agora está voltando aos poucos os velhos amigos e também os novos estão se confraternizando. É isso o que mais gosto, são as lindas amizades que fiz aqui. Bem minha querida, o Cangaço foi um tempo terrível mas ao mesmo tempo interessante.Não sei opinar se ele era um bandido ou um herói. Mas sou como você sempre gostei dos filmes sobre eles. kkkk Bem querida, já lhe disse que escreve muito bem. Parabéns pelo belo post. Bom fim de semana com muitas alegrias. Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico feliz que você tenha gostado da minha postagem sobre o Cangaço! Obrigada pelos comentários a respeito. Eu não considero os cangaceiros heróis pois eles costumavam estorquir pessoas, sequestravam crianças, estupravam mulheres e alguns Cangaceiros erma muito cruéis a ponto de queimar a ferro quente o rosto de mulheres para "demarcar território", claro que com a entrada das mulheres cangaceiras eles reduziram um pouco essas violências contra o gênero feminino. Não consigo considerar heróis pessoas que praticam tais atos. Eles são considerados heróis por algumas pessoas pois eles desafiavam a lei dos Coronéis que eram tão cruéis quanto eles. Essa forma de desafiar a "lei" enchia os olhos de alguns sertanejos, pois eram poucos que tinham essa coragem. Mas como em qualquer coisa, sempre tem sua parte boa. É da parte boa que eu gosto de gostar (risos).

      Beijos querida!
      Obrigada por tudo e fique com Deus.

      Excluir
  12. Oi Ingrid!!

    Lendo teu post pude conhecer mais particularidades do cangaço.
    Muito legal!!
    Seu layout ficou show!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Um texto interessante e um assunto que ei gostava de conhecer.
    Obrigada.

    Beijocas
    Graça

    ResponderExcluir
  14. Olá amiga dos belos textos e extraordinários comentários. Como já disse anteriormente gostei demais do tema que levantou aqui em sua página e estou no aguardo de outros capítulos. Não sei se foi o tema que me encantou ou a forma com que escreve, ou as duas coisas juntas. Estou gostando de vir aqui, como gosto de ler as coisas que escreve aos amigos por tantas caixas de comentários que cruzamos por este imenso mundo dos blogs. Desejo um lindo domingo e uma semana produtiva a partir das primeiras horas desta segunda-feira. Vim por gostar e pela amizade e agora vou, mas prometo voltar sempre. Saudações Poéticas- Mario Neves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico contente que você goste de ler além dos meus textos, os comentários que eu faço nos blogs por onde passo! Eu ADORO comentar! Adoro me sentir livre para dar minha opinião e desabafar, é uma terapia para mim. E eu realmente gosto de ser carinhosa com as pessoas e atenciosa, essas coisas precisam ser cultivadas na vida, por fim, tudo isso acaba voltando para mim e é gratificante. Na vida real também sou assim, só que um pouco mais tímida dependendo do caso e mais cautelosa também dependendo do caso.

      Beijos carinhosos!

      Excluir
  15. Vim correndo aqui e deparo com interesses comuns,com um blog interessantíssimo e...vou volar.
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia querida Ingrid ,

    Fiquei encantada com tua visita !! E feliz que finalmente tenha sentido-te à vontade em escrever-me um recado tão gentil e sincero.

    Obrigada pelos cumprimentos ao aniversário de meu miúdo e também pelo destaque na "Casinha Das Gifs".

    Ingrid, tu és uma escritora em potencial e bastante observadora!! Eu também sou grande adimiradora de fotografias !! Principalmente as antigas !!

    Parabéns pela abordagem que fizestes sobre o tema do Cangaço.

    Confesso-te que nunca visulizei o tema por este prisma, tão particular teu. Mas ao mesmo tempo rico em detalhes e informações as quais eu desconhecia.

    Sobre tua religiosidade, quero reinterar o que de muito está escrito lá na lateral do "Click das Fadas" e em meu outro Blog, o "Minhas Fadas".

    Meus espaços virtuais são abertos à qualquer Doutrina, desde que voltada p/ o Bem.

    "Tudo que vem do Divino deve ser somado e não dividido !!"
    Então Ingrid, sejas sempre mil vezes bem vinda em meus blogs !!

    Também virei cá mais vezes, pois gostei de ti e de tua maneira especial em escrever !!!

    Tenhas uma abençoada semana !!

    Aromas de Rosas...
    Lilly Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por retribuir a minha visita e pelo comentário tão gentil!

      Eu já dei uma passadinha no seu Blog e deixei o meu carinho (amei a postagem das fadinhas lindas do Yorkshire).

      Beijos.

      Fique na Paz. :)

      Excluir
  17. PARTE 1

    Ufáaaaaa!!!cheguei minha linda menina grande!acredito que posso te chamar assim...tem certeza que é vc daquela fotinha ali do seu perfil?sinceramente por mais que eu tente não consigo ligar sua inteligência e seus conhecimentos com esta imagem de menina!E o que tenho a disser a vc...se isto é uma realidade e que eu posso desfrutar de ter sua amizade e até sua admiração...já me sinto feliz e posso disser que encontrei uma jóia rara em meio a tantas decepções neste mundo virtual.Os elogios que te faço são todos merecidos...Amei cada palavra sua deixada no meu blog...li e re-li várias vezes e me deliciei com cada frase sua...eu as sinto como vindo mesmo do fundo do seu coração...eu também tem dias que gosto de ficar meditando...queria poder eu conseguir me isolar um pouco mais do virtual para isto...dos blogs até estou conseguindo...mais sinceramente lá na minha página no facebook está sendo difícil...até tento..tem dias que acordo e entro lá em off e digo a mim mesma:hoje ficarei quietinha...mais de repente recebo um carinho no meu mural e poucos segundos depois lá estou eu agradecendo a quem me deixou...daí de repente me animo e fico por lá!estou por lá ainda e não sei até quando...pois lá se diz uma rede de relacionamento...onde a maioria das pessoas não se relacionam...apenas adicionam as outras...e ninguém quase fala com ninguém...Que triste isto!meu Deus hoje não agüentei e surtei...escrevi um jornal dizendo tudo o que eu penso sobre o face...não sei como serei vista a partir de hoje lá por todos...e nem mesmo pela minha família...mais fiz o que achava certo!o pessoal que participam destas redes..tem uma ferramenta grandiosa nas mãos...que podem usar para poder passar algo bom para o mundo e poucos fazem isto...como se dedicar algumas horas a construção de um mundo melhor fosse tanto sacrifício assim...e não entendo também porque está lá!300 amigos e vc conta 10 que conversam com vc..e as vezes nem isto!eu heim!ou o face muda ou mudo eu!claro que mais fácil eu sair..ja que este mundo está cada dia mais cheio de pessoas presas em seu próprio mundinho particular...o mundo cada vez feito de pessoas egoístas!é claro que tem muita gente boa lá!se não eu não estaria lá mais!pessoas que não quero perder o contato...rede de relacionamento?deveria sr para quem realmente quer se relacionar...mais deixemos o face para lá!ainda bem que tenho meus blogs...e que quando me encho de lá venho para cá!nada tira a magia de postar em um blog...da trabalho sim..mais vale a pena..a cada postagem que faço é uma vitória para mim.No seu ultimo comentário vc se assustou com o quanto que escreveu e eu apenas dei muitas risadas...vou achar estranho se quando vc for me visitar vc escrever menos...me sinto feliz com cada palavra digitada por vc...mostra que vc me escreve tudo com um grande carinho..sem pressa...com calma e nunca se atropela e tudo se aproveita.Eu assim como vc..na minha adolescência adorava escrever cartas...fui deste tempo..e que delicia que era...quantas paginas de cartas escrevi também..para amigas..namorados!nossa!eu era muito romântica...e cada carta minha ou cartão tinha que ir perfumado!eheh!tempinho bons aquele..hoje tudo se tornou digital...estranho minha letra e acho horrível toda vez que tenho que escrever uma frase siquer com a caneta...falta de pratica...e eu tinha uma letra linda..elogiada pelos professores...
    Agora deixa eu falar sobre sua publicação aqui..pois se eu for falar sobre cada assunto que vc me disse em seu comentário me perco no caminho!rsrs!mais prestei atenção em tudo tenha certeza!

    ResponderExcluir
  18. PARTE2
    Adorei saber mais detalhes sobre este outro lado do gangaço...juro que eu nem tinha idéia de tantos detalhes assim...vc dava para ser historiadora mesmo...gosta de pesquisar de ir ao fundo...adorei também as imagens...não acho muito bonito não!rsrs!prefiro o meu príncipe...mais respeito o teu gosto esquisito!rsrs!meu avó e minha avó eram Nordestinos...do Sergipe...meu avó tinha um jeito assim meio diferente...falava :este cabra da peste!rsrs!mais eram pessoas maravilhosas..tanto meu avó..como minha avó!




    Adorei saber mais detalhes sobre este outro lado do gangaço...juro que eu nem tinha idéia de tantos detalhes assim...vc dava para ser historiadora mesmo...gosta de pesquisar de ir ao fundo...adorei também as imagens...não acho muito bonito não!rsrs!prefiro o meu príncipe...mais respeito o teu gosto esquisito!rsrs!meu avó e minha avó eram Nordestinos...do Sergipe...meu avó tinha um jeito assim meio diferente...falava :este cabra da peste!rsrs!mais eram pessoas maravilhosas..tanto meu avó..como minha avó!

    Quero ver sim novas publicações suas aqui sobre isto sim... eu tinha outra imagem sobre lampião e o Gangaço ...quero saber mais também...aguardo nova postagem..e sua presença no meu blog ou na minha pagina no face!

    Deus abençoe vc menina linda!eu adoraria ter vc como filha...idade para isto eu tenho...eheh!
    E pode escrever quantos metros de jornal vc quiser..pois gosto de te ouvir sim...demorei um pouquinho para vir...mais estou aqui te dando toda atenção e jornal que vc merece!rsrs!

    ResponderExcluir
  19. FINAL!rsrs!vui?tive que dividir em partes como vc!me sinto a vontade também para falar com vc...obrigado!também por me ouvir!até o próximo capitulo!rsrs!

    ResponderExcluir
  20. Eita!relendo vi que fui copiar o jornal e acabei repetindo uma parte duas veses!rsrs!não coube tudo nos caracteres..desculpa se errei...mais tenta entender aí!bjs!

    ResponderExcluir
  21. Obs?adorei o fundo do seu templade...ficou indo..adoro esta cor..aos poucos vc vai arrumando tudo!Um feliz final de semana!

    ResponderExcluir
  22. Oi,moça!amei receber sua visita, atenção e carinho ao Toque.
    Fiquei muito feliz e fiz um cartão pra você, aproveito também pra te oferecer o selo sua amizade é essencial que está no lado esquerdo do blog e espero recebe-la outras vezes
    com o meu carinho e amizade-San

    ResponderExcluir
  23. Oie doladinha desejo um feliz fds!!!
    *´¨) Aproveite tudo que puder a cada hora, cada dia e cada época da vida.
    ¸.*´ Assim você poderá olhar para frente com confiança e para trás sem ressentimentos.
    *´¨) Seja você mesma, mas dê o melhor de você!
    ¸.*´ Atreva-se a ser diferente e seguir sua própria estrela e...
    *´¨) nunca perca a hora de ser feliz!¸.*´
    Te espero no mundinho mistico..e no petalas e rosas ..tem um lindo poema da amiga e poetisa

    ResponderExcluir
  24. Olá Ingrid

    Parabéns por este bom texto duma parte da história do Brasil que muito gostaria de aprofundar pelo interesse que me desperta.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Olá Ingrid! Gostei das mudanças que aos pouco vem promovendo em sua página, muito sugestivo o novo template escolhido. Um olho e a menina dos olhos. Os olhos são o reflexo da alma e a menina dos olhos é o que tratamos com mais cuidado e carinho. Tanto que quando temos algo que estimamos muito, dizemos ser "a menina dos nossos olhos". Sei que você percebeu que tem gente que gosta de comentar tudo que pensa e sente e aqui isso é possível pelo espaço oferecido e ainda mais incentivado pelo seu lembrete que diz:" DESABAFE A SUA OPINIÃO A VONTADE".Além das modificações seu blog é completo, com jogos e sessões especiais. Some a tudo isso ao ser agradável que é você, seu carisma e jeito que trata a todos indistintamente, o traço firme e vibrante de seu teclado que comandado pelo intelecto constrói palavras que emocionam. Confesso que visitando amigos por este mundo dos blogs, gosto de ler seus comentários, porque você realmente comenta e não deixa apenas recados. Por tudo isso deixo aqui os meus parabéns!Por tudo isso "Naftalinas Diárias" é um sucesso e continuara a cada dia sendo mais. Tenha um lindo final de semana, precioso e produtivo. Eu vim aqui com gosto e amizade e agora vou-me, mas prometo voltar sempre. Saudações Primaveris - Mario Neves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que lindo o que você escreveu sobre o meu banner da moça dentro do olho! VOCÊ ACERTOU! É praticamente isso mesmo que você descreveu. A imagem é de um filme chamado Krull, um clássico dos anos 80 (adoro!) e esse olho gigante é de um monstro que mantém a princesa dentro de seu corpo e ela só consegue ver o mundo lá fora através do olho dele! O interior do monstro (onde a princesa foi aprisionada) é na verdade um grande castelo e ela percorre todo o corpo dele procurando a saída. Ele mantém ela lá e fica vigiando o tempo todo. O objetivo do monstro é se casar com ela para tornar-se rei do reino de Krull. Nas cenas que aparecem ela percorrendo o corpo do monstro é bem psicodélico, lembra muito os anos 70. Fiquei feliz por você ter gostado do meu banner!

      E quanto as várias coisinhas que eu possuo no meu blog, eu acho legal enfeitá-lo e botar uns aplicativos interessantes. Atualmente ele está bem mais organizado, quase que totalmente! Só falta incluir os blogs de alguns amigos no "Blogs Legais" (o seu estará lá com certeza!), de resto está tudo completinho. Ops... esqueci, falta também completar o "Eu recebi" e o "Eu ofereço", esses eu precisarei de muito tempo para arrumar. Ah! Falta o meu link também que irá demorar um pouco para ficar pronto. Nossa amigo, dá muito trabalho organizar essas coisas (risos).

      Beijos.

      Excluir
  26. Olá minha cara amiga Ingrid! Setembro o nono mês do ano que veio trazendo a primavera com seus fluidos florais e suas transformações. Setembro veio e já vai deixando outubro no comando e assim caminha a humanidade. Sem notar o tempo passar logo estaremos cantando "Jingle Bells" novamente.

    Viva a sua vida intensamente! Cante! Dance! Sorria! Ame! A vida passa num estalar de dedos! Quando menos se espera, passou um dia, passou um mês, passou um ano...Passou uma vida...Saudações Primaveris - Mario Neves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem diria! Já estamos cantando Jingle Bells! Como esse tempo passa rápido!

      Obrigada pelos votos de uma doce primavera! Te desejo tudo em dobro!

      Beijos e fique com Deus!

      Excluir
  27. Oie cheguei doladinha ..estava curtindo uns dias com Edu no meu apê em Cabo Frio..foram dias magnificos..tem fotos no meu cantinho do pooh!!!E postei tb um poemão no fantasia de amor..passe lá !!!!
    Não deixe nada pra depois, não deixe o tempo passar. Não deixe nada pra semana que vem porquê semana que vem pode nem chegar.Bitucas e feliz semaninha !!


    ResponderExcluir
  28. Oie doladinha saudades de vc ...anda sumidinha em ????Achei legalzinho e divido com vcs!!
    Jamais desista das pessoas que ama. Jamais desista de ser feliz. Lute sempre pelos seus sonhos. Seja profundamente apaixonado pela vida. Pois a vida é um espetáculo imperdível.
    Feliz semaninha ..fiquem com Deus..e tem postagem nova no meu Kitutes da Nadjinha !!beijus

    ResponderExcluir
  29. Boa noite amiga querida:)! Passadinha pra me interar das novidades e lhe desejar um ótimo feriado! Quero lhe convidar a fazer o download do meu novo livro de contos, em postagem. Grande beijo!!;)

    ResponderExcluir
  30. Boa Tarde minha doce Ingrid!!!

    Como você está?
    Você está certa em dar prioridade a sua vida particular e real para depois a virtual.
    Muito Obrigada pelas felicitações!
    Sou eu que faço sim os artesanatos ^^ Amo! Faço de tudo um pouco. No momento a atenção é para Patchwork!

    Agradeço de coração o carinho e tenha um
    ótimo restinho de domingo!
    Beijinhos no seu lindo coração... TATIANA BERTOLIN

    casinhadasgifs.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana querida, passei no seu Bloguinho e deixei uma Ask. Espero que você receba. :)

      Beijos e fique com Deus.

      Até sempre. :)

      Excluir
  31. Oi querida Ingrid, sumi mas apareci..rs..e adoreiiiiii teu post sobre os cangaceiros, aliás Lampião virou mito e a sua fama de herói, ou de bandido é difícil de ser apagada da memória do povo. Continua um vulto que se eleva pela coragem de enfrentar o latifúndio dos coronéis, dos donos das cabeças que se Borravam-se todos ante a ameaça de Lampião. Nossa mas esse cangaceiro Juriti era bonitão, a gente tem uma ideia que eles eram sujos e feios mas ao contrário eram até jeitosinhos e valentes.Amiga adoro ler tudo que escreve pois vc escreve de uma forma que prende a gente e escreve com conhecimentos do assunto.Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  32. Estou homenageando a pequena Sarah, que esta completando o seu primeiro aniversário hoje. Entrando em meu site, clique em Aniversários e veja a pequena homenagem feita por mim e oela amiga Nadjinha. Depois clique em Felicitações e deixe uma mensagem. obrigado. Dado e Nadja. (span)

    ResponderExcluir
  33. Boa noite amiga querida! Passei pra fazer uma visitinha, conferir as novidades e também pra matar a saudade!! beijos e um ótimo finalzinho de semana!;)

    ResponderExcluir
  34. Ola minha cara amiga! Desculpe-me pela minha ausência aqui em seu lindo e criativo blog. Amiga eu ando muito desanimado, porque estou tendo um problema em meu blog.No início pensava que era apenas a midi que eu não conseguia trocar, depois descobri que meu blog não tem mais espaço para blogar. Vou pensar o que fazer, se paro ou se continuo. Deixo aqui o meu carinho e amizade e as minhas desculpas pela ausência.. Saudações Poéticas - Mario Neves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora uma coisa me preocupou muito foi seu último comentário, pois você disse que está desanimado... querido amigo, eu imagino o que você deva estar sentindo, mas se o caso é mesmo problemas com a falta de espaço para postar, você pode aderir ao blogspot. É muito fácil de usar, eu nunca tive problemas com ele e tenho certeza de que você também pode customizá-lo ao seu jeito, caso você venha aderir ao blogspot... Ou então utilizar a sugestão do amigo Dado, tenho certeza que ele te ajudaria pois todos nós sabemos o quanto você é importante ne blogosfera! O mundo precisa de pessoas amáveis e talentosas como você! Eu não sei como te ajudar com seu blog pois não conheço o sistema dos blogs da UOL infelizmente. Eu desejo de coração que você não desista de blogar. Estou aqui na torcida. E caso você decida usar o blogspot, posso tentar te ajudar em algumas coisas, eu não sou expert, algumas coisas eu não sei, mas o que eu sei posso passar para você sem problemas. Então pense bem em sua decisão, espero que não desista.

      Beijos.

      Excluir
  35. Como vai minha querida amiga sumida? kkk Humm realmente esse cangaceiro Juriti é um "pão" kkkk. Belo post! Ingrid, vim lhe oferecer o mimo de Natal, pois esta festa linda está eminente. Amo demais o Natal, tempo este, para refletirmos sobre nossa vida.
    Feliz Natal, amiga! Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha! Você também achou ele um pão!? (risos) Acho ele um lindo, adoro a fisionomia do Juriti!

      Obrigada por me oferecer um mimo de Natal! Estou indo aí pegar para pôr no meu blog especial que estou criando.

      Eu estou aprendendo a gostar do Natal! Acho que na verdade o que eu menos gosto é desse calor que faz e do trânsito congestionado, fora isso eu vou de boa!

      Beijos.

      Excluir
  36. Oie amiga querida..vim correndo convidar vc..para meu niver é dia 20/11 mas a minha festa já tá bombandokkkkkkkkkkkk te espero em ...beijus e feliz fds!!!

    ResponderExcluir
  37. Passo para te deixar um grande beijo e saudades.
    Graça

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares